Regulamento

Versão para download EDITAL

EDITAL Nº 001/2013

A FUNDAÇÃO MEMÓRIA VIVA DO CONTESTADO DA REGIÃO DO IRANI (CNPJ 04.169.893/0001-54) – Entidade Filantrópica, fundada 01/11/2000, sediada na Rodovia 153 Km 64 – Banhado Grande – Irani SC, em Conjunto com a Comissão Executiva do Projeto Contestado: Desvendando os cem anos da Guerra, torna pública a abertura de inscrições para a participação dos interessados no concurso: “Contestado desvendando os 100 anos da Guerra poesias“. O presente concurso tem amparo, no que couber, no art. 22, § 4º, da Lei nº 8.666/93 e demais legislação pertinente, e ainda, será regido pelas normas do Regulamento abaixo estabelecido.

REGULAMENTO

I. APRESENTAÇÃO

O Concurso de poesias aqui apresentado compõe uma das doze grandes ações (ou subprojetos) construídas no projeto “Contestado: Desvendando os cem anos da Guerra” proposto e construído por uma Coordenação Executiva com representantes das seguintes instituições parceiras/executoras: UFFS – Universidade Federal da Fronteria Sul, UNOCHAPECÓ – Universidade Comunitária da Região de Chapecó – CEOM (Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina), UFSC – Universidade Federal da Santa Catarina/Campus Curitibanos, UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina e UnC – Universidade do Contestado, Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Chapecó e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus de Concórdia.

A realização deste concurso de poesias alusivas ao Centenário do Contestado configura-se numa oportunidade de publicação e divulgação de produções artísticas, históricas e literárias. Constitui-se em estímulo a criatividade e a produção de material didático de estudos históricos, artísticos e de literatura catarinense. Poderá participar neste concurso toda a comunidade escolar e acadêmica das instituições que elaboraram e executam o projeto, bem como toda a rede pública e privada de ensino catarinense, poetas e escritores.

O concurso viabilizará o conhecimento e o aprofundamento dos estudos sobre a História da Região do Contestado. Este concurso propiciará aos autores: estudos e produção de poesias inspiradas nos temas: paisagem, fauna, águas, trilhas e veredas, ocupação humana, religiosidade, ferrovia, extração de madeira, cidades e a Guerra do Contestado.

Cada participante poderá concorrer somente com 01 (uma) poesia em cada tema proposto (totalizando 05 poesias para cada categoria). As poesias inscritas serão submetidas a uma Comissão Julgadora que selecionará as duzentas poesias que melhor se enquadram às condições deste regulamento.

Depois de selecionadas, as duzentas poesias serão publicadas em um livro que reunirá todas as poesias classificadas. Os autores de poesias publicadas receberão 1 (um) exemplar do livro. A Escola onde o estudante está matriculado também receberá 5 (cinco) exemplares do livro de poesias para serem disponibilizados na biblioteca (Em caso de mais de uma poesia selecionada pela mesma escola não muda o número de exemplares para cada instituição). A Escola do aluno regularmente matriculado e selecionado também receberá cópia de um DVD do Concurso, com o recital das poesias nos eventos de lançamento do livro e entrega de premiações.

No título da poesia selecionada constará, além do nome do autor, a identificação da instituição e dos professores de História e Lingua Portuguesa. Estes docentes orientadores também receberão um exemplar do livro, entregues no dia do lançamento.

A entrega dos livros, bem como de medalhas e diplomas, ocorrerá durante as solenidades que serão realizadas pela Comissão Executiva do Projeto nas cidades a seguir: Irani, Chapecó, Porto União, Joaçaba, Mafra, Canoinhas, Curitibanos, Caçador, Lebon Régis e Timbó Grande em data já definidas. Nestas cidades e datas serão lançados os livros e ocorrerá a entrega da premiação aos autores selecionados e material produzido para as instituições. As instituições de ensino e os premiados que não se fizerem presentes poderão nomear um representante legal (através de procuração) para receber prêmios e exemplares dos livros.

II. OBJETIVOS

II. 1Objetivo Geral: incentivar a produção de poesias e realizar concurso de seleção das 200 poesias abordando as temáticas proposta no projeto maior, para publicação em livro, recitação em evento, produção de DVD e disponibilização nas instituições escolares catarinenses participantes do concurso e selecionadas.

II. 2 Objetivos Específicos:

Entre os objetivos que este concurso pretende alcançar com a realização do mesmo:

II.2.1 Estimular a participação e o estudo da História do Contestado;

II.2.2 Provocar reflexões sobre o Centenário do Início da Guerra do Contestado;

II.2.3 Fomentar diferentes olhares sobre o Movimento do Contestado;

II.2.4 Aproximar a sociedade, poetas e escritores da comunidade escolar;

II.2.5 Incentivar o espírito criativo dos participantes;

II.2.6 Registrar em poesias a luta histórica do movimento do contestado no Estado de Santa Catarina;

II.2.7 Selecionar 150 poesias nas temáticas propostas na categoria escolar e acadêmica;

II.2.8 Selecionar 50 poesias nas temáticas propostas na categoria livre, sendo amadora ou profissional;

II.2.9 Publicar um livro com as 200 poesias selecionadas;

II.2.10 Realizar eventos com recitação das poesias selecionadas e lançamento do livro;

II.2.11 Distribuir exemplar do livro aos autores das poesias, orientadores e instituições de ensino com alunos classificados;

II.2.12 Distribuir DVDs da recitação, durante todos os lançamentos, para as instituições dos alunos classificados;

II.2.13 Instigar a curiosidade, estudos e reflexões nas instituições de ensino e na sociedade sobre a História da Região do Contestado.

III. CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

III.1 Poderão participar os estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental (do 4º ao 9º ano) no Ensino Médio e no Ensino Superior (Cursos de graduação: licenciatura e bacharelado) na categoria escolar e acadêmica. Também poderão participar poetas, escritores profissionais e amadores na categoria livre.

III.2 Não será cobrado qualquer valor a título de taxa de participação/inscrição no concurso.

III.3 Os participantes poderão apresentar poesia(s) que sejam relacionadas exclusivamente aos temas propostos, como reflexões sobre o Centenário:

  1. Paisagem (floresta ombófila mista, clima, relevo…);

  2. Fauna (animais, pássaros, peixes, insetos…);

  3. Águas (Rios Iguaçu, Uruguai e suas bacias, nascentes…)

  4. Trilhas e veredas (caminhos antigos e atuais);

  5. Ocupação humana (grupos étnicos diversos);

  6. Religiosidade (Monges, frades, ordens religiosas, messianismo…);

  7. Ferrovia (EFSP-RG, ramais, estações, ruínas…);

  8. Extração de madeira (Madeireiras antigas e atuais, a Lumber, indústrias….)

  9. Cidades (Povoados, vilas, distritos, localidades, redutos, cidades santas…);

  10. Guerra do Contestado (Conflito armado, movimento bélico, exército republicano brasileiro, exército de São Sebastião…).

III.4 A(s) poesia(s) deverá(ão) ser inédita(s) e o autor indicará em qual tema está se inscrevendo conforme a numeração anterior. Cada autor poderá se inscrever com 05(cinco) poesias, mas obrigatoriamente será somente uma poesia sobre cada um dos 05 temas de cada categoria.

III.5 Os alunos do Ensino Fundamental (4º ao 9º ano) e Ensino Médio, poderão participar inscrevendo até 05 (cinco) poesias nos seguintes temas (somente uma poesia em cada tema):

01. Paisagem (floresta ombófila mista, clima, relevo…

03. Águas (Rios Iguaçu, Uruguai e suas bacias, nascentes…)

05. Ocupação humana (grupos étnicos diversos);

07. Ferrovia (EFSP-RG, ramais, estações, ruínas…);

09. Cidades (Povoados, vilas, distritos, localidades, redutos, cidades santas…).

III.6 Os alunos do Ensino Superior (Licenciatura e Bacharelado) e poetas (escritores amadores ou profissionais sem vínculo com instituições de ensino), poderão participar inscrevendo até 05 (cinco) poesias nos seguintes temas (somente uma poesia em cada tema):

02. Fauna (animais, pássaros, peixes, insetos…);

04. Trilhas e veredas (caminhos antigos e atuais);

06. Religiosidade (Monges, frades, ordens religiosas, messianismo…);

08. Extração de madeira (Madeireiras antigas e atuais, a Lumber, indústrias….)

10. Guerra do Contestado (Conflito armado, movimento bélico, exército republicano brasileiro, exército de São Sebastião…).

III.7 Cada participante poderá ter no máximo 5 (cinco) inscrições efetivadas e somente nos temas indicados anteriormente (III.5 e III.6) e com indicação do local de premiação (VII – do VII.1 ao VII.10) onde também irá recitar a(s) poesia(s) em caso de classificação.

III.8 O(a) autor(a) somente poderá participar do concurso mediante assinatura do “Termo de Concordância e Autorização” assinado, (ANEXO I – para estudantes e para poetas) que é parte integrante deste edital, através do qual declara conhecer e concordar expressamente com os seus termos, além de autorizar a publicação de sua(s) poesia(s) pela Fundação Memória Viva do Contestado, conforme as condições aqui apresentadas.

IV. PROCEDIMENTOS PARA PARTICIPAÇÃO

IV.1 Os participantes deverão acessar o BLOG

contestadodesvendandopoesias.wordpress.com e acessar o campo INSCRIÇÕES: escolher a categoria (estudantes ou poetas), preencher os dados solicitados e enviar. Ou baixar o formulário (ANEXO II – Formulário de inscrição para estudantes de Ensino Fundamental e Médio, Estudantes de Ensino Superior e para Poetas), preencher e enviar, por e-mail, para poesias.contestado@gmail.com. Duas cópias da(s) poesia(s) deverão ser encaminhadas impressas via postal (carta simples) para a FUNDAÇÃO MEMÓRIA VIVA DO CONTESTADO DA REGIÃO DO IRANI (Concurso Poesias) – Rod. BR 153 Km 64, Banhado Grande, Cep: 89680-000 – Irani SC. Importante: das duas cópias da(s) poesia(s) inscrita(s), somente uma virá identificada com o nome, a outra será reproduzida para envio aos avaliadores e terá outra identificação, ficando resguardada a autoria durante o processo de classificação (ANEXO III – poesias inscritas).

IV.2 A(s) poesia(s) deverá(ão) ser enviada(s) até às 24:00 horas, horário de Brasília, do dia 05 de maio junho de 2013 através do e-mail poesias.contestado@gmail.com, e postadas no correio até às 18hs do mesmo dia.

IV.3 O “Termo de Concordância e Autorização” (Anexo I) deverá também ser encaminhado para o e-mail junto com a(s) poesia(s) inscrita(s) e devidamente assinado. Deverá ser postado no correio junto com a(s) poesia(s) no endereço indicado acima (Fundação Memória Viva do Contestado da Região do Irani SC).

IV.4 O “Termo de Concordância e Autorização” também poderá ser entregue assinado, pessoalmente até a data (05/05/2013) (05/06/2013) na Fundação Memória Viva do Contestado do Irani, mediante assinatura de protocolo específico no local do recebimento do termo.

IV.5 Nas Escolas/Colégios/Universidades, o “Termo de Concordância e Autorização”, bem como os demais anexos (I, II e III), poderão ser recolhidos pela própria instituição (auxiliando e orientando principalmente os alunos de Ensino Fundamental) e enviadas num único envelope, mediante encaminhamento também do protocolo numerado do recebimento das poesias e assinatura dos autores.

IV.6 Atenção: nos casos em que o participante do concurso de poesias é menor de idade (até 18 anos) a autorização deverá também ser assinada pelos pais ou responsáveis.

IV.7 As poesias enviadas para este concurso, após a classificação das que serão publicadas, ficarão à disposição da Fundação Memória Viva do Contestado da Região do Irani, podendo ser expostas e divulgadas amplamente em eventos próprios promovidos e/ou eventos apoiados pela Fundação.

IV.8 As poesias enviadas para este concurso, após a classificação das que serão publicadas, também poderão ser cedidas, a critério da Fundação Memória Viva do Contestado da Região do Irani, para utilização com finalidade didática nas escolas participantes, principalmente nos componentes curriculares de História, Geografia, Literatura e Lingua Portuguesa.

V. SELEÇÃO DAS POESIAS

V.1 O material enviado por e-mail até às 24:00h do dia 05/05/2013  05/06/2013, será encaminhado para a Comissão Julgadora composta por profissionais das instituições parceiras do projeto (citados no ítem I. Apresentação). Serão distribuídas conforme a área geográfica de abrangência, para classificação de 20 poesias em cada um dos locais onde se farão os lançamentos.

V.2 As Comissões Julgadoras serão formadas por professores de História, Geografia, Literatura, Lingua Portuguesa e áreas afins. Todos profissionais titulados (mestres ou doutores) e pertencentes ao corpo docente das instituições que auxiliaram na construção do projeto “Contestado: Desvendando os cem anos da Guerra” ou profissionais de outras instituições nomeados para este fim pela Coordenação Executiva, Conselho Deliberativo e responsáveis pelo subprojeto 4,objeto deste edital.

V.3 As poesias somente serão avaliadas pelas Comissões Julgadoras quando a mesma possuir o respectivo “Termo de Concordância e Autorização”, devidamente assinado, pelo participante ou seu responsável em caso de menores de idade e estar dentro da classificação disposta nos ítens III.5 e III.6.

V.4 As Comissões Julgadoras deverão selecionar 200 (duzentas) poesias dentre as concorrentes (150 na categoria escolar/acadêmica e 50 na categoria livre – amadora ou profissional).

V.5 A divulgação do resultado das 200 poesias selecionadas, será no dia 10 de julho de 2013, através do blog “Contestado desvendando os 100 anos da Guerra poesias”, na imprensa e os selecionados receberão comunicado via correio eletrônico.

V.6 As escolas, cujos alunos foram classificados também serão comunicadas para que possam se organizar para participar no evento de premiação e entrega dos livros.

V.7 As poesias que não atenderem as condições e exigências deste edital serão excluídas do processo de seleção.

V.8 Na avaliação de seleção das poesias a Comissão Julgadora observará os seguintes critérios:

a) Originalidade e expressividade;

b) Criatividade;

c) Capacidade de síntese e de expressão sobre o significado “Centenário da Guerra do Contestado”.

V.9 Cada poesia, deverá ter no mínimo 3 (três) e, no máximo 12 (doze) estrofes1.

V.10 Cada estrofe, deverá ter no mínimo 3 (três) e, no máximo 9 (nove) versos2.

V.11 Os autores, necessariamente, deverão indicar o tema da(s) sua(s) poesia(s) (escolhido(s) entre os 5 (cinco) sugeridos para cada categoria – ítens III.5 e III.6, respeitando a numeração indicada) e inscrevendo individualmente, somente uma poesia para cada um dos 5 (cinco) temas propostos.

V.12 A classificação geral será atribuída pela Comissão Julgadora, composta por profissionais das áreas do concurso e que receberá as poesias para classificação, sem identificação de autoria, selecionadas pelos temas e indicadas na respectiva categoria. Cada poesia receberá avaliação numérica de, no mínimo, três avaliadores titulados (mestres ou doutores). Todo processo de seleção será acompanhado pela Coordenação Executiva, Conselho Deliberativo e responsáveis pelo subprojeto objeto deste concurso, podendo também ser acompanhada e conferida pelos autores.

VII. LANÇAMENTOS DO LIVRO

VII.1 O primeiro lançamento do livro com premiação dos classificados inscritos no Irani, acontecerá no dia 18 de outubro de 2013 (quatro dias antes do aniversário de 101 anos do Combate do Irani), durante evento organizado pela Fundação Cultural Memória Viva do Contestado da Região do Irani, nesta mesma cidade. Serão convidados os 20 autores das poesias classificadas para recitar seus versos e receber a premiação, bem como as instituições de ensino dos alunos classificados. Dos 20 autores selecionados, 15 (quinze) serão da categoria estudantes ( 5 do Ensino Fundamental, 5 do Ensino Médio e 5 do Ensino Superior) e 5 (cinco) poetas/escritores da comunidade na categoria livre, que recitarão e terão suas poesias expostas no local.

VIII.2 O segundo lançamento será na cidade de Chapecó na mesma dinâmica do primeiro, bem como todos os demais lançamentos (20 poesias classificadas), e ocorrerá no dia 23 de outubro de 2013.

VIII.3 O terceiro lançamento será na cidade de Porto União e ocorrerá no dia 24 de outubro de 2013.

VIII.4 O quarto lançamento ocorrerá na cidade de Joaçaba e ocorrerá no dia 25 de outubro de 2013.

VIII.5 O quinto lançamento será na cidade de Mafra e ocorrerá no dia 07 de novembro de 2013.

VIII.6 O sexto lançamento será na Cidade de Canoinas e ocorrerá no dia 08 de novembro de 2013.

VIII.7 O sétimo lançamento será na cidade de Curitibanos e ocorrerá no dia 21 de novembro de 2013.

VIII.8 O oitavo lançamento será na cidade de Caçador e ocorrerá no dia 22 de novembro de 2013.

VIII.9 O nono lançamento será na cidade de Lebon Régis e ocorrerá no dia 28 de novembro de 2013.

VIII.10 O décimo e último lançamento será na cidade de Timbó Grande, local onde o exército republicano brasileiro encerrou sua campanha militar, também palco do último grande reduto da Guerra do Contestado (Santa Maria, cidade santa que ficava no interior deste Município) e ocorrerá no dia 29 de novembro de 2013.

VIII.11 A comissão executiva reserva-se o direito de transferir/mudar as datas dos lançamentos em casos necessários por motivos alheios a vontade da Coordenação Executiva. Porém, caso ocorra qualquer alteração no calendário acima, será amplamente divulgado e todos os interessados diretos serão comunicados em tempo.

VIII.12 Importante: ao realizar a inscrição o candidato deverá indicar uma das cidades/locais acima, da sua preferência, para receber a premiação e participar do lançamento do livro, caso tenha a sua poesia classificada.

VIII. PREMIAÇÃO

VIII.1 Cada um dos autores selecionados que publicará sua poesia receberá uma medalha, um certificado de participação e um exemplar do livro.

VIII.2 Na categoria estudante, as instituições onde o aluno com poesia selecionada foi publicada, receberá cinco exemplares do livro para a biblioteca.

VIII.3 Os professores de História e Lingua Portuguesa/Literatura (orientadores) também receberão um exemplar.

VIII.4 A entrega da premiação (medalhas, certificados e livros) será feita no dia do lançamento do livro onde o(s) autor(es) se inscreveu. Caso não compareça o autor, um procurador poderá retirar os prêmios.

IX.5 Irão compor o livro as duzentas poesias classificadas, sendo 20 poesias de cada uma das cidades que se farão os lançamentos, na ordem: Irani (Sede da Fundação Memória Viva do Contestado), Chapecó, Joaçaba (antigo Cruzeiro), Mafra e Porto União (Municípios catarinenses criados pela mesma Lei (N° 1.147) no ano de 1917, logo após o acordo de limites entre Santa Catarina e Paraná). Canoinhas, Caçador, Curitibanos, Lebon Régis e Timbó Grande (locais de antigas cidades santas ou redutos e palcos de alguns combates durante a Guerra do Contestado). Os locais e datas dos lançamentos serão amplamente divulgadas na internet (blog), imprensa, escolas e todos os classificados receberão aviso no endereço postal e através do endereço eletrônico.

IX. CONSIDERAÇÕES FINAIS

IX.1 As inscrições estão diretamente vinculadas ao envio das poesias, do “Termo de Concordância e Autorização” assinado, nas condições aqui estabelecidas. A inscrição implica no conhecimento do Regulamento contido neste edital e na concordância e aceitação de todas as condições e seus termos, pelo participante.

IX.2 Não serão aceitas poesias enviadas fora do prazo estabelecido neste Edital.

IX.3 Todos os participantes deste concurso garantem (através de termo escrito e assinado), que são os exclusivos autores das poesias enviadas ao Concurso. O candidato é inteiramente responsável pela autoria do seu trabalho. Qualquer desrespeito a direitos autorais de terceiros, cópias ou plágio é de responsabilidade exclusiva do participante.

IX.4 A Fundação Memória Viva do Contestado da Região do Irani, a Coordenação Executiva, o Conselho Deliberativo e os responsáveis pelo subprojeto objeto deste concurso não se responsabilizarão pela utilização, sem a sua autorização por escrito, dos poemas expostos no blog contestadodesvendandopoesias.wordpress.com.

IX.5 Do resultado da seleção e classificação das duzentas poesias previstas nos itens II.3 e II.4 não caberá qualquer tipo de recurso. Todo processo será acompanhado pela Coordenação Executiva, Conselho Deliberativo e responsáveis pelo subprojeto objeto deste concurso.

IX.6 Os casos omissos e/ou controversos originados deste edital serão dirimidos pelo Comissão executiva.

IX.7 Os participantes do concurso autorizam o uso de seu material nos eventos de lançamento do livro, nas escolas participantes, em exposições a serem organizadas pelas instituições de ensino, divulgação no blog contestadodesvendandopoesias.wordpress.com, em materiais gráficos e em quaisquer outros veículos de comunicação pertencentes ou não a Fundação Memória Viva do Contestado, desde que por essa autorizada e respeitada a autoria da(s) poesia(s) com a indicação do nome do autor e em caso de estudante a citação também da instituição de ensino.

IX.8 A assinatura do “Termo de Concordância e Autorização” (Anexo I) pelo participante do concurso implica na sua expressa e incondicional anuência a todas as normas previstas neste Edital.

IX.9 Outras informações ou pedidos de esclarecimentos poderão ser encaminhados para o e-mail poesias.contestado@gmail.com

IX.10 A cópia impressa deste Edital poderá ser solicitada na sede da Fundação Memória Viva do Irani, sediada na Rodovia 153 Km 64 – Banhado Grande – Irani SC.

IRANI SC, 20 de dezembro de 2013

Coordenação Executiva, Conselho Deliberativo e responsáveis pelo subprojeto objeto deste concurso e do Projeto: “Contestado – desvendando os 100 anos da Guerra”

Fundação Memória Viva do Contestado da Região do Irani.

1ESTROFE: conjunto de versos de um poema (sugestão: no máximo 500 caracteres cada estrofe)

2VERSO: cada uma das linhas de um poema (sugestão: no máximo 100 caracteres cada linha)

“Prezado poeta, querido estudante, admirado professor;

Escreva seu verso, relembre a história, nos mostre façanhas de compositor;

Imagine o passado, revele memórias, conteste a história;

Revele alegrias, afague tristezas, nos conte riquezas deste chão cobiçado;

Participe deste concurso escrevendo poesias da História e da Guerra do Contestado”.

Meramente ilustrativo esta estrofe é composta de cinco versos e tem um total de 338 caracteres. O Primeiro verso tem 52 e o último tem 81 caracteres)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s